FP Brasil: Continuidade do Curso sobre o Carisma da Família Paulina

Dos dias 22 a 24 de julho, reunidos na Casa de Oração das Irmãs Paulinas, São Paulo – SP, os membros da Família Paulina deram continuidade às palestras e atividades do 3o Módulo do Curso sobre o Carisma. Desta vez o grupo contou com a presença de todos os juniores clérigos dos Padres e Irmãos Paulinos. O curso começou no dia 20 e vai até o dia 30 de julho.

Todas as manhãs, após a Celebração Eucarística, no auditório, os encontros eram conduzidos por conferencistas convidados. No dia 22 foi a vez do frei Carlos Josaphat, religioso dominicano, pesquisador e autor profícuo de teologia e pesquisador da área da Comunicação Social e sua relação com a Igreja e para a Igreja. No decorrer do dia proferiu quatro conferências abordando o contexto do Concílio Vaticano II tendo em vista a especificidade do Carisma Paulino que definiu como: “Plena docilidade ao Espírito de Amor e de Dom, enaltecido pelo Padre Tiago Alberione, por ele vivida e proposta como inspiração primeira e constante de sua Família religiosa e apostólica.”

Fr. Josaphat trabalhou a visão de conjunto das posições da Igreja sobre a comunicação social, desde o surgimento da imprensa até a época do mundo virtual hoje. Também explanou a posição do Carisma Paulino diante do sistema complexo e crescente da comunicação e seus desafios. O Frei Josaphat, terminando sua contribuição, não deixou de fazer uma provocação que inquietou toda a assembleia: “como vocês estão evangelizando no mundo de hoje, sendo vocês representantes e testemunhas da comunicação divina?”. Ao final do dia, o grupo se reuniu para celebrar o Ofício de Vésperas das Comunidades cantando e elevando ao Deus Trindade uma prece de agradecimento pelo dia vivido. 

Na manhã do dia 23, após a Missa presidida pelo Pe. Antônio da Silva, SSP, deu-se início a mais um dia de palestras orientadas pelo mesmo padre Antônio, com base no conteúdo do livro do padre Andrea Damino, paulino, sob o título: “Padre Alberione no Concílio Vaticano II”. Basicamente as conferências ofereceram pistas referentes às pesquisas do autor que descreveram as contribuições e a pontual participação do Fundador nas sessões do Concílio Vaticano II.

Na tarde deste mesmo dia, a irmã Suzimara Barbosa de Almeida, religiosa pastorinha, tratou sobre o último período da História das Fundações Paulinas. Este Terceiro Módulo do Curso sobre o Carisma refere-se ao período que vai de 1955 aos dias atuais. Portanto, seguindo a ordem histórica, falou-se das Irmãs Apostolinas, sua fundação, história, missão e desafios. Em seguida, tratou da fundação dos Institutos Paulinos de Vida Secular Consagrada.

No dia 24, depois das Laudes, deu-se continuidade ao estudo dos Institutos Agregados. Primeiro, fez-se uma partilha em duplas para a conscientização do quanto os membros conhecem dos Institutos Leigos. Em seguida, fez uma explanação histórica das novas formas aprovadas de vida consagrada na Igreja, documentos e motu próprio e, depois, da especificidade destes dentro da Família. Os três Institutos, que são Obras Próprias da Pia Sociedade de São Paulo, segundo o pe. Alberione, são compostos de pessoas “que ardem de amor por Deus e traduzem a vida em apostolado” e ainda: “vivem uma plena consagração e uma plena secularidade”.

Para a conclusão do dia, o grupo foi convidado a assistir ao filme “Silêncio”.

{gallery}joomgallery/originals/pauline-family_17/20170724-fp-bra-carismafp2{/gallery}