INSA Brasil: Retiro anual das Anunciatinas

Do dia 10 ao dia 14 de janeiro deste ano, os membros do Instituto de Vida Secular Consagrada Nossa Senhora da Anunciação estiveram reunidos em seu retiro anual, na Comunidade Formativa dos Paulinos – Campinas/SP – Brasil.
 
As Anunciatinas presentes: Valdira Miranda de Carvalho, Maria Margarida Gonçalves, Renata Escalari Quintiliano, Daniela dos Santos, Regina Gonçalves de Melo e Maria Aparecida de Oliveira. Por motivos de saúde e trabalho, Doralice, Márcia, Melissa e Maria do Socorro não puderam comparecer.
 
O retiro teve a orientação do delegado provincial Pe. José Carlos de Freitas Júnior, ssp, que contou com o apoio do seminarista Daniel Alves.  
Durante o retiro, as integrantes do instituto meditaram os seguintes temas: 1° dia (manhã): Contemplando nosso discipulado na alegria do Evangelho – Jo 3,1-12; 1° dia (tarde): Contemplando Jesus – a Palavra encarnada entre nós, uma vida de pequenez evangélica – Jo 1,1-18; 2° dia: Contemplando a Nova Aliança do Amor, vinho novo em odres novos! – Jo 2,1-12; 3° dia: Contemplando com Maria o novo céu e a nova terra – Numa Igreja pobre com Maria, mãe dos pobres – Ap 12,1-18.
 
No decorrer do retiro elas fizeram: a reflexão de textos, leitura orante da Palavra de Deus, oração pessoal e comunitária, conversa individual com o delegado, Adoração ao Santíssimo Sacramento, Santa Missa e assistiram ao filme Josué.
 
Esses momentos foram muito proveitosos para cada uma, os textos as fizeram refletir sobra a vida, a vocação e a convivência em sociedade. Elas foram convocadas a fazer a diferença no mundo secular, vivendo em comunhão, diálogo e amor mútuo entre elas e com todo o povo de Deus, sendo no mundo, fermento, sal e luz.